Definido como todo resíduo produzido pelas atividades humanas e que não é reaproveitado, o lixo é um dos problemas mais sérios da sociedade atual e também, um dos problemas mais antigos.
O lixo é um problema que acompanha o desenvolvimento populacional.
Á medida que a população cresce, maior quantidade de lixo é produzido.
Além das sobras de atividades diárias e do trabalho, tudo aquilo que é descartado e que não pode ser reaproveitada é definido como lixo.
Já nos tempos feudais, com o advento da formação de comunidades fechadas, o problema do lixo passou a ser de grande importância pois, o acúmulo deste intramuros, permitia a atração de animais que dele se alimentavam e que também eram transmissores de doenças, fazendo com que este passasse a ser um problema cada vez maior.
Como primeira tentativa de resolver este problema, os senhores feudais determinaram que o lixo produzido fosse retirado de seus castelos e disposto em locais afastados. Tal medida não resolvia o problema como um todo, somente transferia-o de local.
Aquilo que na pré-história era somente lixo orgânico (dejetos de um ciclo normal de sobrevivência), com o advento do progresso, da modernidade e das indústrias de transformação passou a ser lixo de outra natureza, não mais incorporado pelo solo e, por vezes, altamente contaminante.
Muito pouco mudou desde a antiguidade até os dias atuais, a não ser que o problema cresceu em virtude do aumento populacional, do consumo e das indústrias, que passaram a gerar cada vez mais lixo.
O descarte correto do lixo é um verdadeiro problema em toda a baixada e, em virtude do seu crescimento, deve ser discutido e resolvido.
Valoriza Energia SPE Ltda.
Rodovia Cônego Domênico Rangoni, S/N
KM 254,900 - Sala 2 - Vale do Quilombo - Santos / SP
Cep: 11096-000
Tel: (13) 3369-5000
Fax: (13) 3361-2097