Dúvidas Frequentes

1) Qual o tempo de vida útil atual do Aterro Sanitário que recebe o lixo da Baixada Santista?

Resposta: O tempo de vida útil do Aterro Sanitário atual é de no máximo mais 4 anos. (2024)

2) Quais as opções possíveis após este período?

Resposta: Implantação de uma nova tecnologia ou encaminhar o lixo para um aterro sanitário fora da Baixada Santista.

3) Levar o Lixo Urbano para outros aterros sanitários é uma alternativa viável?

Resposta: É uma alternativa viável, porém, com maior custo operacional, o que acarretará um custo maior para as prefeituras, além de ser um transporte perigoso pois carretas de 35 toneladas deverão subir e descer a serra. É também um processo mais poluente pois a queima de combustível dos caminhões emitira mais CO2.

4) A nova unidade proposta é uma alternativa viável?

Resposta: A URE (Unidade de Recuperação Energética) é uma alternativa viável, ecologicamente correta, dentro de parâmetros rígidos de emissão de gases e controle de poluentes.

5) O que é uma URE (Unidade de Recuperação Energética)?

Resposta: A URE é uma Usina de Biotransformação na qual o rejeito urbano passará por um processo que diminuirá a umidade do rejeito que, aliado a um processo de separação automatizada de metais e vidros sendo posteriormente triturado, e só então usado como combustível de caldeiras que gerara vapor de água para produzir energia elétrica.

6) A nova alternativa proposta será localizada em imóvel particular?

Resposta: A nova proposta será instalada em imóvel onde já funciona o Aterro Sanitário Terrestre Ambiental, situado no Sitio das Neves, que é uma propriedade particular.

7) Haverá custo para os munícipes?

Resposta: Não. A URE (Unidade de Recuperação Energética) será totalmente financiada pela iniciativa privada e, uma vez implantada, visa diminuir custos futuros para os municípios.

8) Uma vez instalada a Unidade de Recuperação energética, qual o tempo de vida útil estimado para o Aterro Sanitário Sitio das Neves?

Resposta: Com o novo processo instalado se multiplicaria por 10 o tempo de vida útil do aterro. uma vez que o volume de rejeitos gerados cairia 90% do volume tratado.

9) A URE (Unidade de Recuperação Energética) influenciará no processo de reciclagem do lixo pelas estações de reciclagem?

Resposta: Não.

10) Haverá instalação de filtros para garantir a qualidade do ar?

Resposta: Sim. Haverá a instalação de um moderno sistema de tratamento de gases, considerado um dos mais moderno do mundo. Possui ele 4 estágios que consistem em: Resfriador por evaporação, Reator, Filtro de Manga e Exaustor, que garantirão a qualidade do ar.

11) Quem será o responsável pelo controle da emissão de gases da chaminé?

Resposta: Tanto a CETESB quanto a empresa URE Valoriza SERÃO RESPONSÁVEIS pelos controles. O sistema de controle é automatizado, com sensores e medição constante que serão interligados na URE e CETESB para verificação em tempo real. (just time)

12) Na nova Unidade Instalada haverá a queima de pneus?

Resposta: Não. A URE (Unidade de Recuperação Energética) não processará pneus.

13) Existe emissão de dioxinas no processo de queima dos rejeitos do lixo?

Resposta: A URE (Unidade de Recuperação Energética) terá todas as emissões de rejeitos e gases dentro da legislação estadual, que garantira a total segurança das emissões. (Legislação SMA 079)

Localização

Valoriza Energia SPE Ltda.
Rodovia Cônego Domênico Rangoni, S/N
KM 254,900 - Sala 2 - Vale do Quilombo - Santos / SP
Cep: 11096-000

Contato

Tel: (13) 3369-5000
Fax: (13) 3361-2097

Envie uma mensagem para nós

Tire suas dúvidas através do nosso formulário de contato.

Clique Aqui